QUEM SOMOS
NOSSA HISTÓRIA
O Instituto Poiésis de Gestalt-terapia nasce do sonho de dois professores universitários, que percebiam em seu alunado o desejo de alçar voos maiores pelas estradas da Gestalt-terapia mas se defrontavam sempre com o impeditivo da distância.
Como bom gestalt-terapeuta foi preciso olhar o campo para fazer nascer a novidade vindoura. Estamos situados em Sobral, na região Norte do Ceará, que para além de muito louros na história do nosso estado, é uma cidade que emana, em termos educacionais, um movimento contracultural ao ser referência nacional de educação em nosso país. Inspirados pelo que este campo profícuo nos apresentava, estávamos diante do desafio de interiorizar o ensino de excelência e com isso formar melhores terapeutas.
Um dos sonhadores resolveu encampar essas ideias em junho de 2018 e construir uma nova história da Psicologia na Região Norte do Estado do Ceará.
Esse lugar se chamaria Instituto Poiésis: partimos da noção filosófica, especialmente Heideggeriana, ao compreender poiésis como um descobrimento, aquilo que é produzido por si mesmo, que toma forma a partir dos afetos (materialmente ou não).
Mobilizados por este conceito que trazemos por identidade e desabrigados da ideia de uma colonização do saber, nesta casa, convidamos cada terapeuta e, fundamentalmente, cada pessoa a se descobrir e se aperfeiçoar na radicalidade do seu potencial de crescimento. Temos por identidade ser um espaço de produção de saber e cuidados implicados ético e politicamente, como deveria ser redundante ao se falar de Gestalt-terapia.
Em 2020, diante de um tempo difícil de incertezas, o Instituto Poiésis, mobilizado pela sua missão de conectar e promover crescimento, rompe os muros da região Norte do Ceará e passa a ofertar atividades voltadas para a comunidade gestáltica nacional e internacional através da internet. Diante disso recebemos o reconhecimento pelo desenvolvimento de um estilo original de treinamento, inspirados em grandes institutos espalhados pelo Brasil e o mundo, especialmente pelo diálogo contínuo com as demandas da sociedade em que vivemos, no reconhecimento de valores estéticos como a ética das relações de cuidado, sem perder a essência da abordagem em seu seio contracultural, resgatando sempre as raízes da Gestalt-terapia.
QUEM JÁ PASSOU POR AQUI (clique para conhecer mais cada docente):

Wilson Luis
Wilson Luís Farias Pinto é psicólogo (CRP11/11332) graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui formação e especialização em Gestalt-terapia. Formado em Arteterapia com ênfase em arte, corpo e subjetivação pelo Instituto Aquilae – CE. Atuou como professor membro do corpo docente do curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão – Sobral (CE) e atua em consultório particular com atendimento e supervisão clínica estando também a frente da Curare Espaço Terapêutico.
Wilson também é ator cadastrado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) com atuação em Teatro desde 2005. Trabalhou com direção e preparação de elenco para cinema junto da Mont’serrat Filmes no projeto Cinema no Interior – Edição Cine Liberdade, tendo um trabalho selecionado para a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema de Contis, na França.
Criador e roteirista do Podcast Gestalt Aberta que traz conteúdos fonográficos on-line sobre Gestalt-terapia com acesso gratuito. Fundador do Instituto Poiesis de Gestalt-terapia que facilita cursos formativos para gestalt-terapeutas na região norte do estado do Ceará.
Estuda temas vinculados a Sonhos, Fenomenologia, Gestalt-terapia, Teatro, Teatro do Oprimido, Arte e Palhaçaria.
Wilson Luis

Marcio Arthoni
Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, onde coordena o Laboratório de Estudos Sobre a Finitude – LaFin. Possui graduação em Psicologia (CRP11/02396) pela Universidade Federal do Ceará (1999) mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Atua principalmente nos seguintes temas: Clínica Fenomenológica; Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-terapia; Plantão Psicológico e prevenção do suicídio.
Marcio Arthoni

Joao Vitor Moreira
Possui graduação em Psicologia (CRP11/04459) pela Universidade Federal do Ceará (2007). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (2011/2013 – Bolsista Capes/Propag), trabalhando com a temática da dimensão ética da Gestalt-terapia. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, trabalhando com a temática da produção do sofrimento na experiência esquizofrênica. Gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt do Ceará. Psicoterapeuta e coordenador do Curso de Formação Clínica em Gestalt Terapia do Espaço Sorge.
Joao Vitor Moreira

Leda Gimbo
Possui licenciatura e bacharelado em Psicologia (CRP11/04648), pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicóloga clínica especialista em Neuropsicologia pela Unichristus. Formação plena em Gestalt-Terapia pelo Instituto Granzotto. Experiência de trabalho na Rede de Atenção Psicossocial: CAPS (Psicóloga) e Casa de Saúde Santa Teresa (Psicóloga e coordenadora), no município de Crato e docência do ensino superior nos cursos de graduação em Psicologia da Unileão e Faculdade Vale do Salgado, docente nas Pós-Graduações em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, Perícia Forense e Saúde Mental.
Leda Gimbo

Paulo Barros
Formado em psicologia pela Universidade Federal de Roraima, tendo feito parte da graduação na Universidade de Coimbra em Portugal. Possui especialização em sexualidade e formação em Gestalt-terapia. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Gestalt-terapia (ABG), sendo um dos representantes da região Norte. Atualmente faz parte da coordenação do Instituto de Gestalt-terapia de Roraima, atuando como discente e supervisor clínico em diversas formações e especializações em Gestalt-terapia pelo Brasil, nas quais têm debatido temáticas de gênero, sexualidade, corpo, neurose e Gestalt-terapia.
Paulo Barros

Cintia Lavratti
Cintia Lavratti Brandão é Gestalt terapeuta, Psicoterapeuta e Supervisora. Formação em Terapia Familiar Sistêmica. Mestre em Psicologia pela (UFPA). Foi professora e Supervisora Clínica da Universidade da Amazônia durante 19 anos; Sócia fundadora e Diretora acadêmica do CCGT – Centro de Capacitação em Gestalt Terapia em Belém do Pará.
Cintia Lavratti

Patricia Yano
Luciane Patrícia Yano é Psicóloga pela Universidade da Amazônia (Belém do Pará). Especialista em Comunicação Assertiva e Social Skills Training pela Miyazaki National University do Japão; Mestre (M.A.) e Doutora (Ph.D.) em Humanities and Social Sciences – Nagoya City University (2009), Nagoya – Japão. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (UnB).
É Gestalt-terapeuta. Docente na Universidade Federal do Acre. Supervisora clínica. Fundadora e facilitadora do Grupo de Estudos e Experimentos em Gestalt-terapia da cidade de Rio Branco – AC desde 2009. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Gestalt-terapia (ABG Gestão 2019 -2020). Membro da Gestalt International Study Center – GISC.
Patricia Yano

Beatriz Cardela
Possui graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Catolica de Campinas (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Paulista (1999), Especialização em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora e Membro efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae e professora do Curso de Formação em Gestalt-terapia do Satori-GT Campinas.É psicoterapeuta, psicóloga, supervisora clínica e coordenadora do Grupo de Estudos de Temas Clínicos, trabalho de formação continuada para psicoterapeutas, em São Paulo e Campinas. É autora de três livros que tratam da formação do psicoterapeuta, da clínica e das relações humanas. É autora de diversos ensaios e artigos nos principais periódicos brasileiros de Gestalt-terapia. É colaboradora do Instituto de Gestalt de São Paulo, membro do Conselho Editorial da Revista de Gestalt do Instituto Sedes Sapientiae e parecerista da Revista da Abordagem Gestáltica do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia- Goiânia.
Beatriz Cardela

Lilian Frazao
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1983). Pioneira em Gestalt-terapia no Brasil. Atualmente é supervisora e psicóloga clínica – atuando em consultório particular – docente aposentada da Universidade de São Paulo e docente convidada em diversos institutos de Gestalt em território nacional e internacional. Tem experiência na área clínica, com ênfase em Gestalt Terapia, desenvolvendo trabalhos nas áreas de: psicologia, Gestalt-terapia, treinamento de psicoterapeutas. Autora de artigos e capítulos de livros, coordenadora da coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, já tendo publicado 7 volumes.
Lilian Frazao

Marcele Emerin
Doutora (2016) e Mestra (2012) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009) e em Educação Artística – Habilitação Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Especialista em Metodologia de Ensino pelas Faculdades Integradas de Amparo (2002) e em Psicologia Clínica pelo Instituto Müller-Granzotto (2011). Professora e supervisora do curso de formação plena em Gestalt-terapia e coordenadora e professora do curso de formação em acompanhamento terapêutico no Instituto Granzotto. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina – Florianópolis e Palhoça (Curso de Psicologia). Professora convidada em outras instituições de ensino. Psicóloga clínica.
Marcele Emerin

Alexandra Borges
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestranda em Saúde da criança e do adolescente (UECE). Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (UECE), especialização em Neuropsicologia (Unichristus) e especialista em Psicologia Escolar e Educacional (CFP). É psicoterapeuta, supervisora clínica e professora de cursos e formações em Psicologia. Estuda temáticas relacionadas a adolescentes, educação, casais e famílias. Sócia-fundadora do Ateliê Gestáltico: serviços e estudos em Psicologia.
Alexandra Borges

Samia Gomes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1999) e mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2005). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Ceará e – Clínica de Psicologia Integrada. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, família, dificuldades de aprendizagem, qualidade de vida e família.
Samia Gomes

Carol Maia
Anna Carolina Maia Nunes – CRP 11/06652 Psicóloga pela UFC, psicoterapeuta clínica de mulheres há 10 anos. Acompanha processos individuais, de grupos, e atua, também, como supervisora clínica.
Com foco nos processos relacionais como fundantes de quem somos, desenvolve conteúdo e experimentações com foco em trazer consciência e aprofundamento às questões traumáticas derivadas da socialização do feminino.
Gestalt-terapeuta e Terapeuta do Ser, é também Especialista em Ciências Humanas. Atualmente cursa Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Formação em Psicotraumatologia e Pós-Formação em Gestalt-Terapia.
Carol Maia

Lika Queiroz
Lika Queiroz (Maria Alice Queiroz de Brito) é psicóloga, gestalt-terapeuta, mestre em Psicologia Social (UFBA), especialista em Psicologia Clínica (CFP). Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, onde supervisiona estágio com o enfoque de Intervenções de Curta Duração nas áreas clínica, clínica ampliada e hospitalar na Abordagem Gestáltica. Membro do corpo docente de cursos de pós graduação Lato Sensu e formação em Gestalt-terapia em vários Institutos do Brasil.
Lika é uma das principais responsáveis pela chegada e difusão da Gestalt-terapia no Nordeste do Brasil. É criadora da metodologia Reconfiguração do Campo Familiar: um enfoque transgeracional em Gestalt-terapia. Desenvolveu uma metodologia sobre o uso da caixa de areia como proposta de experimento em Gestalt-terapia. Desenvolve um trabalho muito particular sobre o manejo e compreensão do trauma a partir da Gestalt-terapia, se tornando a principal referência dentro da abordagem, além de ser autora de capítulos em vários livros da abordagem sobre o tema.
Lika Queiroz

Sandra Alegretti
Sandra Allegreti Giovannini é psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo. Psicoterapeuta, Gestalt terapeuta, Especialista em doenças reumáticas e autoimune. Facilitadora de Grupos e Supervisora Clinica.
Possui formação em Gestalt-terapia, Dinâmica Energética do Psiquismo, Resgate Ancestral, Psicossomática e Reconfiguração do Campo Familiar.
Além disso, é sócia fundadora e Psicóloga da ONG GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará e docente em cursos de formação em Gestalt-terapia no que tange ao corpo, corporeidade e psicossomática.
Sandra Alegretti

Luciana Gomes
Luciana Gomes Pinto Amaral de França Pereira é Psicóloga, e eutonista, formada em Eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia. É fundadora, coordenadora e professora no Instituto Brasileiro de Eutonia desde 2007, ministrando aulas de eutonia, psicologia e neurofisiologia. Ministrou aulas em grupo de Eutonia no Hospital do Servidor Público Estadual de 2005 a 2010. Atua como psicóloga e eutonista e ministra aulas em grupos de Eutonia. Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae e atualmente cursa a formação em Experiência Somática desde 2019.
Luciana Gomes

Max Paulino
Max Douglas Paulino é psicólogo pela Faculdade de Filosofia de Recife. Psicólogo Clínico com formação em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt de São Paulo, psicoterapia corporal pelo International Institute for Biosynthesis e Experiência Somática pela Associação Brasileira do Trauma, além de trabalhar com a abordagem IFS (Internal Family Systems).
Além disso Max é terapeuta Alfacorporal, colaborador e professor do Instituto Corpo Intenção e possui formação em facilitação e coordenação de grupos em Fenomenologia pelo Feno&Grupos.
Max Paulino

Maria de Jesus
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Formação em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará, Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas pela UFC, especialista em Psicogerontologia, foi psicóloga do serviço de atenção ao idoso da Atenção Integral à Saúde da Unimed Sobral e atua com atendimento clínico individual e grupal exclusivo ao público idoso.
Maria de Jesus

Caroline Vieira
Ana Caroline Costa Vieira, psicóloga (CRP11/5090) formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2008. Mestre em Psicologia também pela UFC. Formação Clínica em Gestalt-terapia, pelo IGC. PossuI Pós-formação em Gestalt-terapia e Formação em Gestalt-terapia de Casal e Família. Capacitação em Terapia Sexual (CITS, Curso Intensivo de Terapia Sexual), e manejo clínico do Trauma pelo Centro de Sexologia de Brasília (CESEX)
Autora do livro “Disposição para amar” e atua como escritora, palestrante, psicoterapeuta de adultos e casais, supervisora clínica, facilitadora de grupos de estudos, coordenadora do curso de Formação em Terapia de Casal e diretora, desde 2020, do Instituto Caroline Vieira.
Caroline Vieira

Adryssa Bringel
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (Linha de Pesquisa: Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea) com Mobilidade Acadêmica na Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) e do Diretório de Pesquisa CNPq: “Psicologia, Subjetividade e Sociedade”. Desenvolve trabalhos na interface Psicologia e Filosofia com ênfase no Pós-Estruturalismo e na Fenomenologia-Existencial; E na articulação entre Psicologia e Direito a partir do campo dos estudos Foucaultianos. Temas de interesse: Produção da Subjetividade e Contemporaneidade; Psicologia Política; Sofrimento Psíquico e Psicopatologias do Contemporâneo; Novas Tecnologias e relações de saber-poder; Judicialização da vida; Psicologia Jurídica; Psicologia Clínica, em especial Gestalt-terapia.
Adryssa Bringel

Raimundo Severo
Raimundo Severo Júnior é médico com residência em Psiquiatria pela Universidade Federal do Ceará e Psicoterapeuta com formação em Gestalt-terapia, compondo a primeira turma de gestalt-terapeutas do Ceará. Mestre em Saúde Pública (UECE). Criador e Coordenador do curso de formação em Arte-Terapia com ênfase em arte, corpo e subjetivação do Instituto Aquilae. Formado pela Escola Pública de Dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza no curso de extensão Dança e Pensamento(em parceria com a Universidade Federal do Ceará) e em Educação Somática com Silvia Soter.
Além disso coordenou e supervisionou Centros de Atenção Psicossocial em vários municípios, atuou como médico assistente do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), como preceptor da Residência em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública do Ceará e como coordenador e supervisor do Programa de arte e atenção psicossocial na rede pública de saúde mental do município de Fortaleza no período de 2005 a 2012.
Há mais de 20 anos vem pesquisando as relações entre arte, corpo e subjetivação, com foco na experiência do corpo em movimento no contexto terapêutico onde desenvolveu um método próprio de trabalho, reflexo de seus contatos desde a biodança, os princípios da educação somática, os princípios de movimento de Rudolf Laban e outras pesquisas corporais em dança como o Contato Improvisação, articulados à linguagem verbal, escrita ou outra forma expressiva.
Raimundo Severo

Silvia Ivancko
Silvia Ivancko é psicóloga, Mestre em Psicossomática pela PUC de São Paulo, onde mora atualmente. É gestalt terapeuta pelo instituto Sedes Sapientiae há 40 anos.
Especialista em Psicologia Hospitalar pela USP, Especialista em Psicossomatica Chinesa pela Universidade de Acupuntura e Ortopedia de Pequim, na China desde 2000. Também é Especialista em Stress e Psiconeuroimunologia pelo IPPS-SP e em Psicossomática pelo IBEHE- homeopatia.
Além de ser professora de Pós graduação em vários Institutos do Brasil e no Uruguai, facilita formação na área da psicossomática em diálogo com a gestalt-terapia.
Silvia Ivancko

Marilia Paixão
Marília Paixão é psicóloga (CRP 11/06224) pela Universidade de Fortaleza, Especialista em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia – Faculdade Ari de Sá ; Formação em Psicologia Transpessoal – Instituto Gestalt do Ceará; Especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano- Pontifícia Universidade Católica- PR (em curso); trabalha com Psicoterapia clínica, supervisão para profissionais de psicologia, orientação profissional para psicólogos iniciantes na clínica, facilitação de grupos, palestras e cursos. Estuda sobre Psicologia transgeracional, saúde mental, luto, suicidologia e feminino.
Marilia Paixão

Marcus Cesar Belmino
Psicólogo (CRP11/05136), mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará. Professor do curso de psicologia e também é coordenador do programa de Pos-Graduação em Ensino em saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Também atua como professor na Faculdade Vale do Salgado. Tem experiência como psicoterapeuta com atuação na clínica particular em atendimento individual (adulto e adolescente), de casal e grupos. Também tem experiência como supervisor de psicologia clínica. Professor convidado de formações e especializações em Gestalt-terapia em vários Institutos pelo Brasil. Autor dos Livros “Fritz Perls e Paul Goodman: Duas Faces da Gestalt-terapia” (ed. Premius, 2014) e foi reeditado posteriormente (ed. Via Vérita, 2018), e A Ontologia Gestáltica de Paul Goodman e seus desdobramentos clínicos, políticos e educacionais: Gestalt-terapia, Anarquia e Desescolarização” (ed. Via Vérita, 2017) e o “Gestalt-terapia e Experiência de Campo: dos fundamentos à prática clínica (Paco Editorial, 2020). Também organizou o livro “Gestalt-terapia e Atenção Psicossocial” (Ed. Premius, 2015). Atualmente suas pesquisas são voltadas para o campo da saúde mental com ênfase nos estudos acerca dos efeitos psíquicos da violência social e política (Racial, LGBTQI, violência contra a mulher e violência contra os sujeitos das psicoses) no contexto clínico e institucional. Também desenvolve pesquisas na área de formação profissional e currículo nas diversas área da saúde.
Marcus Cesar Belmino

Monica Botelho Alvim
Mônica Botelho Alvim é Psicóloga, Gestalt-Terapeuta, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília e possui pós-doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne na França.
Vive no Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente em diversos cursos de formação e especialização em Gestalt Terapia no Brasil.
Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt-Terapia em contextos psicoterápico e comunitário, a partir de um diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Coordena o NEIFeCS – Núcleo de estudos interdisciplinares em fenomenologia e clínica de situações contemporâneas, investigando o contemporâneo e fenômenos sociais estruturais, como raça, gênero e classe.
É autora do livro A Poética da Experiência: Gestalt-terapia, Fenomenologia e Arte, co-autora do livro Clínica de Situações Contemporâneas: fenomenologia e Interdisciplinaridade, assim como de capítulos e artigos, no Brasil e no exterior. Foi presidente da ABG – Associação Brasileira de Gestalt-terapia e Abordagem gestáltica no biênio 2020/2022.