FORMAÇÃO CLÍNICA
O QUE É
A Formação Clínica em Gestalt-terapia do Instituto Poiésis tem por objetivo capacitar o aluno em formação para o trabalho com crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias, grupos nos múltiplos espaços de atuação do psicólogo no que tange não só a pratica clinica, mas fundamentalmente, capacitando o terapeuta a desenvolver um olhar clinico para as situações.
Partimos de uma tríade que está presente em todo o percurso formativo: teoria, prática e vivência, o que proporciona ao aluno um aprofundamento não só teórico, mas também um espaço de experimentação seguro baseado em anos de experiência de nosso corpo docente.
Acreditamos que um bom terapeuta se faz mediante um espaço grupal seguro, de experimentação e trocas genuínas. É por acreditar nisso, que a Formação Clínica em Gestalt-terapia tem por horizonte o respeito e primazia pela experiência grupal que se configura a cada encontro, desenvolvendo em cada membro cada vez mais autoconfiança, confiança no processo como terapeuta e como cliente, desenvolvendo técnicas e ferramentas que transitarão entre a teoria e a pratica no formato experimental com o grupo, possibilitando uma maior consciência da capacidade emocional e técnica de desenvolver este trabalho nas situações clinicas e profissionais que o aluno esta imerso.
O percurso da Formação Clinica em Gestalt-terapia tem uma duração de 36 meses, com encontros mensais de 12h/a (sábado 8h ás 12h – 14h ás 18h e domingo 9h ás 13h), totalizando 674h/a, dividido em 4 ciclos:
CICLO 1 – ESTUDOS CONCEITUAIS – 8 encontros
Neste ciclo o aluno terá contato com o nascimento da abordagem gestáltica e todas as teorias que fundamentam esta pratica. Para além disso, estudaremos a epistemologia gestáltica, experimentando as especificidades de cada linha teórica que fundamentou essa pratica destacando dissidências e heranças, traduzindo no que estes estudos se configuraram enquanto conceitos fundamentais. O ciclo se encerra com apreensão dos principais conceitos da abordagem, demostrando a origem destes conceitos e a aplicação dos mesmos na pratica. O aluno sai deste módulo compreendendo a Gestalt-terapia como uma teoria clinica construída por múltiplos saberes e horizontes de sentido, reconhecendo o que nos aproxima e nos difere de outras abordagens clinicas.
CICLO 2 – MÉTODO TERAPÊUTICO – 12 encontros
Como aplicar esta teoria? Como a gestalt-terapia pode ser vivida na pratica? O ciclo 2 vem para responder essas e outras perguntas no que tange a noção de gestalt-terapia como uma pratica terapêutica. Neste ciclo debateremos a noção de saúde, doença, sofrimento e as demandas contemporâneas que produzem adoecimento. Abordaremos também a noção de cuidado e como isso se constrói na prática a partir da dialogicidade, da ética do encontro, da experimentação, da corporeidade, dos sonhos e demais praticas de cuidados da Gestalt-terapia. O aluno conclui este ciclo compreendendo e experimentando a gestalt-terapia como uma pratica clinica, como uma ética do cuidado e vivendo sua estética relacional, apreendendo não só as experimentações de ordem técnica, mas experimentando sobre sua própria vida e seus processos pessoais de crescimento.
CICLO 3 – INTERVENÇÃO CLÍNICA – 9 encontros
Neste ciclo é chegada a hora de experimentar como esta teoria e esta pratica poderão ser aplicadas com os mais diversos públicos e contextos. Discutiremos neste ciclo sobre a clinica com crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias, grupos, bem como estilos de adoecimento e ferramentas de trabalho especificas para cada publico e contexto de trabalho. O aluno conclui este módulo fazendo um grande percurso sobre os diversos tipos de intervenção clinica descobrindo cada vez mais seu estilo de trabalho, formato de intervenção que mais atrai, publico que tem mais habilidade de trabalho bem como atendendo ao desejo de desenhar novos horizontes de trabalho e investimento de carreira.
CICLO 4 – PRÁTICA PROFISSIONAL – 7 encontros
No último ciclo o aluno experimentará na prática com clientes o que vem desenvolvendo ao longo deste percurso formativo. Desenvolverá também o trabalho de conclusão da formação, junto de uma orientação coletiva e demais encontros para desenhar o reflexo do seu percurso formativo. Além disso os módulos deste ciclo versarão sobre a clinica como pratica e a diversidade de temáticas que tange esse fazer como a espiritualidade, a arte, a virtualidade e demais temas transversais. O ciclo se encerra com a Mostra Poiésis, um encontro de encerramento do percurso formativo onde cada aluno apresentará seu trabalho de conclusão ao grupo, intitulado Poéticas Autobiográficas.
Além das aulas mensais também oferecemos como parte do percurso formativo outras atividades que consideramos centrais nesta construção:
WORKSHOPS RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS
Prezando pela primazia da experiência grupal, a Formação Clínica em Gestalt-terapia do Instituto Poiésis realiza a cada ciclo de estudo um Workshop Residencial Terapêutico. Neste encontro o grupo irá se deslocar para uma casa, um espaço diferente dos espaços que costuma frequentar nas aulas, afim de buscar outros estilos de contato para além do que é possível na estética do ensino-aprendizagem que desenvolvemos.
Neste encontro, que tem uma duração maior que os encontros mensais, o grupo se configurará como cliente de um processo de imersão terapêutica que será conduzida por um terapeuta que trabalhará as situações clinicas que emergirem neste contato entre grupo – campo – individuo – terapeuta.
Esta atividade é parte obrigatória da formação por compreendermos que o terapeuta deve estar em contato consigo não só apartir dos seus processos criativos mas com a totalidade do campo, com a grupalidade que vai se configurando como suporte criativo no processo do tornar-se terapeuta.
PRÁTICAS CLÍNICAS EM GESTALT-TERAPIA E SUPERVISÃO
Outra atividade obrigatória da formação é a prática clínica supervisionada. O aluno que chegar no ciclo 4 e estiver com inscrição ativa e regular no conselho profissional estará habilitado a iniciar suas práticas. Entendemos esta atividade da formação como crucial para desenvolver solidez e segurança na prática clínica.
O instituto sondará com a turma habilitada quais públicos e modalidades de trabalho os terapeutas estão dispostos a oferecer. Incentivamos nossos alunos a pensarem a clinica para além do setting tradicional, dessa forma, nos dispomos a construir juntos práticas clínicas que estejam alinhadas com os preceitos da Gestalt-terapia e que possam atender tanto ao desenvolvimento do terapeuta quanto ao crescimento daqueles que se dispuserem a ser cuidados pelos terapeutas em formação.
Atentos ao cuidado integral de cada cliente que desejar se submeter ao atendimento com nossos terapeutas em formação, ofertaremos supervisão clínica aos terapeutas primando por uma atenção ainda mais completa e eticamente responsável, atendendo a todos os requisitos dispostos no nosso código de ética profissional.
POÉTICAS AUTOBIOGRÁFICAS
O percurso da Formação Clínica em Gestalt-terapia é coroado com o Trabalho de Conclusão de Formação intitulado Poéticas Autobiográficas. A ideia deste trabalho é promover a oportunidade de elaboração e sistematização do percurso formativo pessoal e coletivo, com caráter conclusivo do curso. Deste modo cada aluno deverá obrigatoriamente apresentar um produto de caráter estético e um memorial criativo que justifique este produto.
No ciclo 4 haverá um módulo voltado para a construção deste trabalho, bem como ocorrerão encontros de orientação do mesmo. O último encontro da formação será a Mostra Poiésis, um momento reservado para a apresentação e apreciação da turma sobre os trabalhos de cada colega.
ESTUDOS COMPLEMENTARES
Com o intuito de promover um movimento libertário e emancipatório, típicos da Gestalt-terapia, convidamos nossos alunos a experimentarem a Gestalt-terapia em outros redutos, seja em congressos, simpósios, cursos ou qualquer outro espaço de produção de conhecimento que verse sobre gestalt-terapia e temas afins. Entendemos como parte da formação obrigatória a experimentação de nossos alunos para além da grade formativa, no que chamamos Estudos Complementares, onde reservamos 60h/a de atividades extra formação que nossos alunos deverão cursar buscando seu aperfeiçoamento e aprofundamento nos estudos e práticas gestalticas.

Não consigo descrever de forma objetiva e concreta o que essa formação alavanca e atravessa em mim, pois tem sido assim: tudo em um sentir que me suscita poesia e metáforas, porque não há descrição prática que dê conta da riqueza do vivido com a turma Cordões.
Eu era uma jovem psicoterapeuta recém-formada quando vi, pelo instagram, o anúncio do, também jovem, Instituto Poiésis sobre a abertura da primeira turma de Formação Clínica em Gestalt-Terapia da região norte do Ceará. Senti um reboliço, um convite para entender como seria… demorei a decidir pelo ingresso nessa experiência. Essa demora dizia sobre toda a insegurança que me habitava naqueles tempos em que pouco era certo no campo das minhas atividades clínicas. Não participei dos momentos iniciais com turma, fiz uma entrevista individual com o Wilson e, ali, o reboliço que havia chegado, aumentou de intensidade. Fiquei ansiosa pelo o que me esperava e fui… confiando no processo e na possível confirmação sobre mim e sobre a terapeuta que estou a me tornar. Confirmação esta que a Gestalt-Terapia me proporciona desde meu primeiro contato com ela na graduação.
Nos é dito que a formação tem caráter imersivo, e isso assusta, em algum nível, mas não nos possibilita mensurar o quanto se revira, desdobra, digere e assimila, constroi e cresce, nesses dois anos e pouquinho de imersão. Os encontros, que iniciaram de modo virtual, foram como um oceano inteiro dando margem para pequenos rios se achegarem, desaguarem e fluírem o que havia de mais íntimo e vulnerável em si. Ali, vi riachos descobrirem a potência da imensidão oceânica antes mesmo de tocarem o mar, e se tornarem gigantes, imersos em sua própria água vívida. Vi grandes rios se apequenaram diante da imensidão do mar, recuarem, tomarem conta de si e tornarem mais confiantes de sua força e grandeza para juntarem-se às águas encontrantes. Desde o início, até o presente momento, é lindo de ver, viver, experimentar. Fui e sou água contida, água que desagua, água emocionada e atravessada pela intimidade criada nessa desembocadura vivida a todo vapor.
Não consigo descrever de forma objetiva e concreta o que essa formação alavanca e atravessa em mim, pois tem sido assim: tudo em um sentir que me suscita poesia e metáforas, porque não há descrição prática que dê conta da riqueza do vivido com a turma Cordões.
Cresci em múltiplos aspectos, quase inumeráveis. Aquela insegurança que me encarou antes da entrada na Formação encontrou lugar, deixou de me amedontrar e hoje lido bem melhor com ela. Hoje, sou uma quase gestalt-terapeuta formada e a cada módulo, novo professor referência naquilo que estuda, leitura, vivência com minha turma, atendimento e convocações do mundo profissional, me encontro mais nessa forma de encarar e viver a vida que a Gestalt-terapia me inspira e ensina, mas que foi completamente potencializada através da imensurável contribuição dessa Formação.
Deidiane Alves (CRP11/15240) – Aluna da turma 1

O caráter teórico-vivencial da Formação traz essa possibilidade, de crescer através dos livros e da experiência.
A Formação Clínica em Gestalt-terapia demarca na minha história assumir a postura de compromisso em ser o que sou e a abertura pro novo. A intenção em começar nunca foi essa. Era, inicialmente, uma tentativa de investir em um preparação para atuar como psicóloga na clínica, depois de alguns anos afastada da minha profissão.
A surpresa foi perceber no meio do caminho que não existia um preparo, pois tudo já estava acontecendo.
Os medos, inseguranças e angústias não deixaram de existir, mas agora se manifestavam em alguém que encontrava um solo mais firme de pisar. Um suporte que foi se construindo a partir da relação com a turma e com a gestalt-terapia.
O caráter teórico-vivencial da Formação traz essa possibilidade, de crescer através dos livros e da experiência.
Chega pra mim com clareza perceber a vida antes e depois dessa grande viagem que tem sido a Formação e é bonito demais estar presente nesse agora.
Vitória Nogueira (CRP 11/11217) – Aluna da turma 1
TURMAS

Turma 1
Turma Cordões (2020-2023)
Bianca Maria Lima Cardoso
Deidiane Moreira Alves
Francisco Annielton Borges Sousa
Francisco Hállisson Farrapo Sá
Glaciliana Angelo Freitas
Iollanda Freire Costa Belchior
Karen Maria Rodrigues Lima
Leila Ponte Vasconcelos
Maria Sadara de Sousa Pinheiro
Nathan Rodrigues Ximenes Furtado
Nivia Maria Vasconcelos Tavares
Shamara Paiva Mendes
Thiciana Alves Costa de Araujo
Vitória Rocha Ramos
Vitória Virgínia Veras Nogueira

Turma 2
Turma Sementes (2023-2025)Tutora: Thiciana Alves Costa de Araújo
Alana Roberta Rocha Ferreira
Amanda Cristina de Oliveira Fonteles
Hegel George da Silveira e Alves
Helena Mara Oliveira Lima
Izeneuda Lima Nogueira
Joyce Lira de Sousa
Liciana Gilmara Nunes Filizola
Mariana Barbosa Pereira
Mariana Soledade da Rocha
Patrícia Fonseca Souza Vasconcelos
Rosaly Tavares Farias
Sarah Oliveira Aguiar
Sofia Martins de Brito
Ticiane Costa Mesquita